Primeira Entrevista de Um Presidente da FBMZ: The Zone 16 - 23/02/2004
Nesta edição, estamos com o Baiano Jair Gulias, Presidente da Federação Baiana de MZ. Vem demonstrando muita capacidade administrativa e mostrar a força Baiana, regional e nacionalmente com muito orgulho. Como muitas outras Federações, essa é mais uma na estrada para provar ao Brasil que esse não é feito somente de duas ou três regiões. E que a Bahia tem muito mais que Axé e Acarajé. Sem dúvida, uma futura força no mundo do MZ.
The Zone Brasil Gulias, de onde surgiu a idéia da criação da FBMZ?
Gulias: Surgiu com o início da criação das Federações, enquanto o assunto fervilhava no fórum. Comecei a ver Federações se formando e tive a idéia de tentar formar a FBMZ. No Início foi bastante difícil, passamos uma semana com apenas dois filiados. Depois começou a vir o crescimento.
The Zone Brasil A Federação está bem estruturada ou precisa de reformulações?
Gulias: Estamos nos estruturando, aos poucos nossos filiados destacam-se em determinadas atitudes e acabam vindo a assumir o compromisso de continuar com ela. E assim estamos nos organizando, escolhendo os que se destacam e não nomeando pessoas apenas para completar cargos ou fichas.
The Zone Brasil E qual a previsão para Conclusão do Site ? Concorda que um bom site traz grandes benefícios, como, mais usuários e um maior respeito?
Gulias: A Conclusão está prevista para o dia 15 de março. Estamos bastante adiantados, mas com a chegada do Carnaval...Vamos dizer que diminuímos nossa velocidade. Um bom site realmente é bastante importante, principalmente no sentido de divulgar o trabalho sério que as Federações vem fazendo; conseguimos demonstrar no site que não estamos nos reunindo apenas para
disputar simples ligas de amigos, mas estamos também discutindo assuntos interessantes e úteis.
The Zone Brasil Qual o método de comunicação de vocês organizadores?
Gulias: Utilizamos a lista de discussão da FBMZ, mas em alguns casos entramos em contato diretamente pelo livro de visitas, que tem facilitado o nosso contato em assuntos urgentes.
The Zone Brasil O pequeno número de usuários baianos provoca desmotivação ou esse é um ponto positivo na questão de debates, facilitando ainda mais o trabalho dos organizadores?
Gulias: No início foi bastante desmotivador, achei até que teríamos que desistir da Idéia. Mas com a quantidade atual é motivante e ainda tem nos facilitado o trabalho, pois conseguimos resolver a maioria das coisas em um tempo muito menor.
The Zone Brasil Você acredita na força dos regionais? Qual o benefício que trará para o Manager Zone?
Gulias: Acredito! Nosso país é muito grande, o que dificulta a nossa organização. As Federações Estaduais facilitaram o contato de técnicos que agora podem se conhecer pessoalmente, o que traz ao usuário um gosto extra na disputa, afinal o amante do futebol gosta de poder gozar com o time adversário e claro que a amizade facilita isso. As Federações regionais como a FNMZ, já são uma Evolução que facilita a nossa eterna disputa entre Estados. Nela você não representa mais seu time, representa seu Estado e isso faz com que outros amigos estejam ao seu lado no desafio. Acredito que tenhamos a formação de outrosRegionais onde veremos torneios como a taça Rio-São Paulo. Acredito que esses regionais facilitem também a organização da CBFMZ que será a consagração da idéia brasileira de formar Federações.
The Zone Brasil O que você e os organizadores acharam do privilégio das Federações terem um Fórum próprio, como vocês estão estimulando a freqüência ao mesmo?
Gulias: : Foi e está sendo muito importante para o nosso fortalecimento. Anteriormente tínhamos que ficar criando tópicos ou então restaurando tópicos antigos, atualmente precisamos apenas manter um ou dois tópicos na seção correta e as pessoas podem nos encontrar sem muita dificuldade, além de diminuir a sobrecarga do sistema.
The Zone Brasil Uma das peças fundamentais em uma federação é a forma do Regulamento. Já elaboraram? Como? E como será a metodologia de ranking?
Gulias: Não temos ainda um regulamento pronto, temos apenas algumas Regras Básicas para nossos torneios. Após o término do site deveremos estar trabalhando neste regulamento que trará dentre outras coisas o sistema de ranking e também o nosso calendário de Torneios.
The Zone Brasil E como está a participação baiana no primeiro Campeonato do Nordeste e suas oito divisões, o tão falado Nordestão?
Gulias: Estamos tendo uma participação razoável com o destaque de algumas equipes em determinadas divisões. Mas esse tem sido o quadro geral da competição, cada Estado tem tido alguns times se destacando, o que é interessante porque não desestimula nenhum Estado.
The Zone Brasil Os planos de Campeonatos entre parcerias com outras Federações tem previsão? Quais são os planos mais concretos?
Gulias: O Plano mais concreto vem a ser o realizado junto à Associação Argentina, que contará com oito representantes de cada Entidade e está certa de acontecer no mês de Abril. Estamos atualmente disputando o Campeonato Baiano e em seguida pretendemos começar a desafiar outros Estados.
The Zone Brasil Os jogos do Campeonato baiano e Nordestão estão sendo muito disputados. No momento, quais equipes Baianas com mais sucesso?
Gulias: O destaque tem sido a Equipe do Itauninha A, que, no Campeonato Baiano, apesar de estarmos no início da Segunda fase da Competição, tem se mantido há muito na primeira colocação e aparenta não desejar perder essa liderança. Já No Campeonato do Nordeste tem amargado a 10ª Colocação, mas é o representante baiano na 1ª Divisâo. Tem tido um destaque também a equipe do
Ubaitaba Futebol Clube, que apesar de disputar apenas a 5ª Divisão, é o segundo colocado, estando atrás do primeiro apenas no critério de Saldo de Gol.
The Zone Brasil Com certeza seria um grande sucesso organizar um encontro, não acha? Tem esta possibilidade e previsão?
Gulias: Sim, quem sabe não aconteça um encontro após o Campeonato Baiano? Uma espécie de confraternização dos dirigentes, onde poderemos discutir táticas e aproveitar o resultado da competição como forma de entrosamento.
The Zone Brasil O Campeonato Baiano não é reconhecido pela Federação Nordestina. Esse fato trouxe algum arranhão a relação entre as Federações? Como está a Bahia no processo de constituição da Futura Confederação Brasileira de MZ, através da federação Nordestina? Os baianos estão disputando a indicação não é mesmo?
Gulias: O Reconhecimento está sendo feito, na verdade estou esperando uma resposta do Welligton (coordenador de torneios da FNMZ) para confirmar o reconhecimento. O que aconteceu foi que duas equipes que disputam a primeira divisão ainda não estavam filiados a FNMZ, o que já foi realizado. Já a segunda divisão não conta com este problema. Não nos gerou problema nenhum, foi tudo rapidamente explicado e resolvido. Afinal, não pretendemos causar transtornos e sim ajudar; caro que queremos ser respeitados, mas acreditamos que brigar não seja a forma correta para conseguir respeito. Uma boa conversa pode resolver a maioria das situações.
The Zone Brasil Para finalizar Gulias, O que você está achando sobre a votação para Técnico da Seleção? Qual técnico você acha que se encontra com melhores qualidades para assumir o cargo? O quê acha que o Brasil irá encontrar na Copa do Mundo?
Gulias: Darcy R. Franzese, do AD São Caetano, tem sido o mais votado e acredito que venha a ser um excelente representante, por ter sido o técnico que melhor colocou seu time no ranking do MZ, atualmente é o 10º no Ranking Nacional, e 2º colocado na primeira Divisão. Pela dedicação demonstrada acredito nele. No entanto, na FBMZ deixamos livre para cada técnico escolher
seu representante. Claro que conseguimos nesses poucos meses de MZ demonstrar nossa força; mas sabemos que outros países estão muito a frente de nós e que não encontraremos facilidade na disputa. Mas estarei torcendo e acreditando na
Seleção. E quem sabe consigamos chegar as Semifinais?
The Zone Brasil Obrigado pela atenção e rapidez neste espaço visado em divulgar todas as Federações oficiais. Desejamos aos Baianos que obtenham um grande sucesso e respeito. Que consigam grandes resultados com equipes de pessoas capacitadas, humildes, e logicamente, com muita inteligência. Uma Federação pequena, mas com uma grande força de crescer, não de usuários e sim de qualidade. Parabéns pelo excelente trabalho!
Gulias: Obrigado pelo espaço concedido e esperamos poder contribuir com a evolução nacional. Parabéns a todos os brasileiros que tem acreditado na força das Federações e em especial aos baianos que acreditam na FBMZ. E Boa Sorte a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
/Breckenfeld